Nova cola cirúrgica

Uma cola cirúrgica desenvolvida pela Johnson & Johnson promete uma marca mínima na pele e pode ser usada em grandes incisões ao contrário das outras versões. “A primeira cola era usada apenas em incisões pequenas, com até 1,5 cm, em áreas com tensão pequena, como a pálpebra”, explica o cirurgião plástico Ricardo Donetti. “O desafio era inventar uma cola que aguentasse a tensão da pele.”

A Prineo é aplicada na pele – o fio cirúrgico ainda é usado na sutura dentro do corpo. Segundo Donetti, o procedimento leva alguns minutos. Com a técnica antiga, a sutura pode levar quase uma hora. “O tempo de sutura é reduzido em 75%, o que significa menos anestesia e menos riscos ao paciente”, diz ele.

O procedimento é simples. Primeiro, passa-se a cola nas extremidades do corte. Em seguida, é colocada uma tela adesiva de poliéster, que ajuda no processo. Para finalizar, mais uma camada da cola. Em cerca de duas semanas, a cicatrização está completa. “A aparência é de uma cicatriz com seis meses: mais branca e mais suave.”

Ruben Penteado, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), porém, recomenda cautela no uso da Prineo. “Como todos os produtos novos, precisam ser testados.” Ele diz que testou a cola uma vez e o resultado não foi bom. Segundo o especialista, a paciente apresentou alergia ao produto “três dias após a cirurgia (de redução de abdômen), houve reação. Com cinco dias, tive de tirar o produto.” O resultado foi o aparecimento de manchas no local da cicatriz. “A cola pode ser interessante, mas não são todos os pacientes que podem utilizá-la.”

Outro titular da SBCP, Alexandre Munhoz, aponta vantagens e desvantagens do produto. “A cola abrevia o tempo de cirurgia e é vantajoso em longas incisões de pele. Antes ficávamos horas dando pontos.” Entretanto, ele diz que o produto pode ser contraindicado na cicatrização em partes do corpo em que a pele é muito esticada. “Pode não cicatrizar de forma adequada.”

FONTE: SITE ABRIL

About Centro de Medicina Integrada

O Centro de Medicina Integrada é referência em Cirurgia Plástica, Dermatologia, Nutrição e Estética na cidade de São Paulo.

2 Comentários

  • Tânia Marquez
    Abril 20, 2012 | Permalink |

    Comment gostaria de mais informações sobre esta cola , para atender e pronto atendimento suturas pequenas e o custo ????

  • Abril 23, 2012 | Permalink |

    Tânia, esta cola já está disponível no mercado. É possível buscar mais informações com os revendedores.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode inscrever-se nesses comentários via RSS.

Seu email nunca será compartilhado. Campos obrigatórios estão marcados *