Mulheres recorrem a cirurgias para ter o sonhado “bocão”

Antes, as mulheres que desejavam lábios mais carnudos e sensuais inspiravam-se na atriz francesa Brigitte Bardot, tanto é que a cirurgia plástica indicada para quem possui lábios finos, ou para as pessoas que, com o passar dos anos, vão ficando com os lábios murchos, era conhecida como “Bardotização” (queiloplastia). Hoje, com novas musas em Hollywood, invariavelmente, as mulheres fazem menção à Angelina Jolie. No Brasil, uma das fontes de inspiração é a atriz Alinne Moraes.

“Com a prática clínica, percebemos que as mulheres usualmente desejam lábios carnudos, iguais ao de uma atriz e de uma celebridade. Muitas trazem fotos de revistas para copiarem os traços de famosas e modelos. É preciso alertá-las que isto não é possível. É possível aumentar os lábios, sim, e, para isto, dispomos de várias técnicas cirúrgicas e de procedimentos estéticos, mas não é possível ter a boca igual a de uma ou e outra”, afirma o cirurgião plástico, Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

O que é possível fazer…

As mudanças nos lábios podem ser temporárias ou definitivas. Há mais de 300 materiais que podem ser usados para o preenchimento labial, como o ácido hialurônico, o dimetilsiloxane, o metacrilato, dentre muitos outros. “Indicamos a realização de um procedimento estético quando há um desequilíbrio evidente nas linhas faciais da paciente ou quando ela deseja ter lábios mais harmoniosos com o seu rosto. Os preenchimentos temporários costumam durar até seis meses e são indicados para aquelas que evitam fazer mudanças bruscas. Já os definitivos podem ser feitos gradualmente, para que a paciente vá se acostumando, aos poucos, com as novas feições”, diz Ruben Penteado.

O preenchimento dura, em média, 10 minutos, e é feito no próprio consultório. É aplicado um creme anestésico nos lábios, ou feita uma anestesia local, e a substância é injetada na pele com agulhas bem finas. É possível não só aumentar os lábios, como modificar o formato original dos mesmos. O local fica inchado por cerca de 48 horas. Podem ocorrer também hematomas que desaparecem em uma semana, sem seqüelas. “Quem tem linhas verticais muito marcadas, como as fumantes, precisa associar ao preenchimento, aplicações de toxina botulínica para relaxar a musculatura ao redor da boca e fazer com que o preenchimento dure por mais tempo”, explica o cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quando a intenção for a de fazer uma mudança definitiva na aparência, o cirurgião plástico recomenda a realização de uma queiloplastia. “A cirurgia promove a inversão dos lábios, a partir da parte interna da região e constrói um novo contorno. Primeiro, o cirurgião plástico faz uma incisão na linha que contorna os lábios e, em seguida, retira uma faixa de pele milimétrica logo acima e abaixo, unindo-a com a mucosa interna”, explica Penteado.

A cirurgia é feita sob anestesia local associada à sedação e dura cerca de 45 minutos, não havendo a necessidade de internação. Durante a primeira semana de pós-operatório, indica-se a ingestão de alimentos líquidos e pastosos, já que a região fica dolorida.

A exposição ao sol é proibida por um mês para evitar que a cicatriz escureça. “Mesmo assim, recomendamos, sempre, o uso de protetores labiais, que garantem a umidificação dos lábios e a fotoproteção”, diz o cirurgião plástico.

O que deixa os lábios muito finos e os cantos da boca caídos…

Geralmente, são as mulheres entre 35 e 50 anos que tiveram os lábios afinados devido aos efeitos do tempo – mais comum em quem abusou do sol e do cigarro – as principais interessadas nas técnicas de preenchimento e nas cirurgias para melhorar o contorno e o volume dos lábios.

“Alguns cuidados preventivos mantêm a saúde dos lábios, como o uso diário de filtros solares ou substâncias hidratantes na região. Um dos fatores mais prejudiciais aos lábios é o tabagismo, que provoca o envelhecimento da pele, o aparecimento de rugas e deixa-os com uma cor amarelada”, destaca o diretor do Centro de Medicina Integrada.

FONTE: BONDENEWS

About Centro de Medicina Integrada

O Centro de Medicina Integrada é referência em Cirurgia Plástica, Dermatologia, Nutrição e Estética na cidade de São Paulo.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode inscrever-se nesses comentários via RSS.

Seu email nunca será compartilhado. Campos obrigatórios estão marcados *